Sobre o NIEM

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) é uma rede de pesquisadores, professores, estudantes, ativistas e outras pessoas sensíveis ao tema dos migrantes, refugiados, deslocados, minorias, no Brasil e no mundo.

Ativo desde o ano de 2000, promove regularmente atividades em sua sede, como apresentações de trabalhos, filmes, debates e outras atividades em nome da pesquisa, da extensão, do ensino e da mobilização quanto à temática migratória.

Como laboratório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ), o NIEM é também um grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), certificado pela UFRJ, contando com a participação de profissionais de outras universidades e instituições, de diversas áreas disciplinares.

A cada período de três anos, o NIEM promove seminários, que reúnem interessados no tema, para expor pesquisas finalizadas ou em andamento, debater o estado da arte dos estudos migratórios e propor atividades de promoção da causa dos migrantes e refugiados.

A produção científica dos membros do NIEM encontra-se registrada em cinco livros já publicados, resultados dos seminários anteriores. Além disso, esta produção, como a de outros acadêmicos, ativistas e pessoas sensíveis à causa, é veiculada diariamente pela internet, através de uma lista de e-mails e de uma página no facebook, alcançando pessoas e instituições no Brasil e no exterior. Através destes meios, o NIEM divulga suas atividades e as de outros grupos envolvidos com a problemática migratória.

O arquivo de mensagens da lista encontra-se disponível para consulta pública na página web do NIEM no Google Grupos. A página no Facebook do NIEM, que compartilha outros materiais de interesse do grupo.

Biblioteca e arquivo do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios

O NIEM mantém, aberto a consultas mediante marcação, um arquivo e biblioteca específicos sobre o tema migratório e outros correlatos, com cerca de 1.200 títulos, representando o único acervo especializado nesta problemática no estado do Rio de Janeiro.

A Biblioteca do NIEM fica na Rua da Lapa, 120, 2o. andar, sala 204, CEP. 20021-180, Rio de Janeiro – RJ.

Como chegar

No momento, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a biblioteca do NIEM encontra-se fechada. No entanto, solicitações de referência bibliográficas, podem ser encaminhadas para [email protected], ou através do formulário de contato “Fale com o NIEM”. As solicitações encaminhadas serão atendidas de acordo com a disponibilidade do colegiado de pesquisadores do NIEM.

Atividades regulares do NIEM

São em geral realizadas na Biblioteca do Núcleo, e divulgadas pela lista de e-mail e pelo site do NIEM. Para receber um convite de associação à lista de e-mails, deve-se escrever para [email protected], ou preencher o formulário abaixo com as informações solicitadas.

Desde de março de 2020, atendendo às recomendações de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, as atividades do NIEM têm ocorrido de modo virtual, às quintas-feiras, através da plataforma Zoom.

Fale com o NIEM