Pessoas

Gislene Santos (NIEM, Departamento de Geografia/UFRJ)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: migração internacional, redes sociais, ensino de geografia, migração e natureza.  

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Gustavo Junger da Silva (NIEM, COPIS/IBGE)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGEO-UERJ/2020) é pesquisador associado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), ao Observatório das Migrações Internacionais (OBmigra), e ao Núcleo de Estudos Água, Riscos e Territórios (NEART). Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2005), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes(UCAM) (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014) . É técnico da Coordenação de População e Indicadores Sociais (Copis) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde faz parte do Grupo de Trabalho sobre Habitação e Exclusão Habitacional.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Helion Povoa Neto (NIEM, IPPUR/UFRJ)

Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Estudos Migratórios pelo Centro Studi Emigrazione di Roma. Professor adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).
À frente, desde 2000, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, do qual foi fundador, interessa-se pelo fortalecimento do campo dos estudos sobre formas de mobilidade espacial da população, migrações no Brasil e no mundo e políticas que atuam na promoção e controle desta mobilidade.  

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Isabela Cabral Félix de Sousa (NIEM, EPSJV/Fiocruz)

É psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Doutora em Educação Internacional / Intercultural pela University of Southern California (1995) onde defendeu uma tese sobre o empoderamento feminino através da educação em saúde reprodutiva. Fez pós-doutorado em Demografia na Università degli Studi di Roma La Sapienza (2004) desenvolvendo uma pesquisa sobre a integração social e o empoderamento de migrantes brasileiras na Itália. Foi professora da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maracanã) e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Duque de Caxias). Foi também professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Faculdade de Educação e no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e docente do programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Coordenou nesta instituição o Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc) de 2015 a 2017 e coordena desde 2014 o grupo de pesquisa Estudos Comparados em Formação Científica. É também pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Integra o corpo editorial da revista Italian Journal of Sociology of Education e publicou artigos em revistas da África do Sul, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Isis do Mar Marques (NIEM, IPPUR/UFRJ)

A pesquisadora possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, e Doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. atualmente é pesquisadora em estágio pós doutoral no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, modalidade PNPD CAPES. Possui experiência em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, geografia da população, Estado e planejamento do território, cidade e sujeito. Atuou em programas de Gestão Social em favelas pacificadas, em geoprocessamento e pesquisa geográfica pela UNOPS, ONU HABITAT, em geoprocessamento, normas e planejamento pelo Exército Brasileiro e ministrou palestras e aulas acerca do tema planejamento urbano e regional, mediação de conflitos, elaboração de projetos e políticas migratórias no Brasil e no mundo. Possui diversas publicações na área de políticas públicas e migração, planejamento urbano e transformação urbana via agentes sociais.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Luciano Aragão (NIEM, FEBF/UERJ)

Possui graduação em Geografia – Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Geografia – Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador associado do NIEM- RJ – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Desenvolve pesquisas sobre teoria, método, didática e prática de ensino de Geografia, migrações internas, com ênfase nos deslocamentos pendulares e teoria e métodos da Geografia.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Maria del Carmen Villarreal (NIEM, GRISUL/UNIRIO)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid. Professora permanente e pós-doutoranda Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui Mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina pela Universidad Complutense de Madrid e Graduação em Ciências Internacionais e Diplomáticas pela Università degli Studi di Genova. Pesquisadora Associada do GRISUL/UNIRIO e do NIEM.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Miriam Santos (NIEM, PPGCS/UFRRJ)

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou de setembro de 2006 até setembro de 2007 um estágio pós-doutoral no CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e professora associada do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e de Geografia da mesma universidade. Realizou um pós doutoramento na Universidade do Algarve(Portugal).de setembro de 2018 até julho de 2019. Tem experiência na área de Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguin tes tema s: imigração, identidade, socialização,campesinato, comida e gênero.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Patricia Reinheimer (NIEM, PPGCS/UFRRJ)

Professora de Antropologia Social do curso de Ciências Sociais da UFRRJ, formada em Licenciatura em Artes Plásticas, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Tem se dedicado a investigar os processos sociais por trás de objetos artísticos situados e sua relação com identidades sociais, nacionalismo, imigração pensando a transversalidade entre raça, gênero e classe. Trabalhou com as instituições substitutivas da Reforma Psiquiátrica e a organização de acervo, reconstituição das trajetórias dos acumuladores originais e investigação do papel das coisas colecionadas na conformação de subjetividades e coletividades através de estilos de vida e produção e consumo cultural.

Currículo Lattes

Email: [email protected]

 

Rickson Figueira (NIEM, UFRR)

Professor de Direito e de Cooperação Internacional e Povos Indígenas no Curso de Gestão Territorial Indígena, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor pelo Programa de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando no programa de Direitos Humanos, Democracia e Justiça Internacional, da Universidade de Valencia (Espanha). Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e em Direito, Empresa e Justiça, pela Universidade de Valencia. Pós-graduado em História Contemporânea (UFF). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Pesquisador do Observatório de Políticas Migratórias da América Latina do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM-UFRJ). Pesquisador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e do Núcleo Amazônico de Pesquisa em Relações Internacionais (NAPRI), da Universidade Federal de Roraima. Áreas de interesse: Direito Internacional; Direitos Humanos; Relações Internacionais; Migrações Internacionais; Pós-colonialismo.

Currículo Lattes

Email: [email protected]